Bön Garuda Brasil

O Bön Budismo no Brasil

As Três Joias

Primeira Jóia:  O  BUDA e nossos MESTRES

Sua Santidade   LUNGTOK  TENPAI  NYIMA  RINPOCHE,

O 33º. Abade do Mosteiro de Menri (India), é o líder espiritual da religião BÖN. Nasceu em 1927 em Amdo, no Tibete Oriental. Recebeu os votos de monge aos 8 anos de idade no Mosteiro de Kyong Tsang, próximo à sua cidade natal. Aos 16 anos iniciou seus estudos na Escola de Dialética do Mosteiro e, aos 24 anos, obteve o título de Geshe, especializado em Medicina Tibetana, Astronomia e Astrologia. Atualmente reside no Mosteiro de Menri, em Dolanji, India. Em julho de 1999 visitou o México, transmitindo ensinamentos sobre “Tantra Mãe”   (Ma Gyud).

YONGDZIN (LÖPON) TENZIN    NAMDAK  RINPOCHE,

É o principal Mestre da tradição BÖN. Nasceu no ano de 1926. Aos 7 anos de idade ingressou no Mosteiro Tingchen, recebendo os votos de monge ao completar os 15 anos. Continuou seus estudos nos Mosteiros BÖN mais reconhecidos: Yungdrung Ling e Menri. Seus Mestres mais importantes foram Bonruponlob Rinpoche e o Venerável Löpon Sangye Tenzin Rinpoche. Atualmente reside em Katmandu, Nepal, no Mosteiro Triten Norbutse, fundado por ele mesmo. Publicou “As Gotas do Coração do Dharmakaya” (1992) e “Bonpo Dzogchen Teachings” (2006), entre outros. Nos últimos anos, Löpon Rinpoche, em várias ocasiões, viajou à Europa, Estados Unidos e México, transmitindo seus preciosos ensinamentos. Em 2005, fundou em Blou, França, o Centro Shenten Dargye Ling, onde transmite vários ensinamentos DZOGCHEN  BÖN.

GESHE  TENZIN  WANGYAL  RINPOCHE

É fundador, diretor e guia do Garuda Associação Cultural Tibetana e, também,  fundador do Instituto Ligmincha de Virginia (Estados Unidos). Estabeleceu centros Bonpos no México, Polônia, Alemanha, Itália, Holanda, Rússia, Espanha e agora também no Brasil. Atualmente existem grupos de estudos e prática em mais de doze países.Livros publicados em espanhol: “Las Maravillas de la Mente Natural”, “El Yoga de los Sueños y del Dormir”, “Sanando con Formas, Energía y Luz”,  “La Esencia Pura de la Mente”, todos publicados pela editora Pax.


Segunda Jóia:  O DHARMA, OS ENSINAMENTOS ESPIRITUAIS

O  YUNGDRUNG  BÖN

BÖN  ETERNO, é um conjunto de ensinamentos transmitidos pelo BUDA TÖNPA SHENRAB MIWOCHE. É uma tradição espiritual muito antiga que remonta a 18.000  e foi transmitida, sem interrupção,  até os nossos dias e constitui um caminho completo à Iluminação. Esta tradição foi difundida desde Tazig  (antiga Pérsia) à Zhang Zhung (atualmente Tibete Ocidental), e desde então, discípulos do Buda TÖNPA SHENRAB MIWOCHE, propagaram-na por todo o Tibete, permanecendo viva até os nossos dias.
Os principais Mosteiros BÖN encontram-se atualmente em Dolanji, India (o Mosteiro Menri) e em Katmandu, Nepal (o Mosteiro Triten Norbutse). No Tibete, encontram-se muitos outros mosteiros.
O YUNGDRUNG  BÖN nos ajuda a cortar a raiz da ignorância, a qual dá origem a todo sofrimento.
“Se o sofrimento é como um oceano, o Dharma é como uma barca que nos ajuda a cruzá-lo”
Na tradição BÖN estão incluídos os ensinamentos do Sutra, Tantra e Dzogchen.  Esta antiquíssima tradição atualmente está se expandindo por todo o Ocidente.
Geshe Tenzin Wangyal Rinpoche autorizou seis instrutores a dirigirem diferentes seminários. Além disso, em todos os centros, orientou e preparou umdzes, para dirigirem as práticas. Assim, temos atividades contínuas, para nos aprofundar nestes preciosos ensinamentos.

Terceira  Jóia:  A  SANGHA, Comunidade de Praticantes Virtuosos

Sangha é a comunidade de praticantes, irmãos e irmãs do Dharma. Nosso Centro Garuda recebe todas as pessoas que possuem interesse em conhecer e se aprofundar nestes ensinamentos.  Nossas portas sempre estão abertas para todos que queiram participar de nossas práticas, seminários e conferências.
Estamos nos organizando para prover lugares de prática em vários estados brasileiros.  As práticas são gratuitas, nos dias e horários que convém a cada localidade. A sede de Garuda no Brasil se encontra em    São Paulo,  de onde nos organizamos para oferecer uma melhor representação para todo o país. A meditação em grupo é muito poderosa. É uma forma excelente de crescer através de nossos írmãos da Sangha.

ASSOCIAÇÃO  BRASILEIRA  DE  CULTURA  TIBETANA

R u a E n g e n h e i r o R e b o u ç a s , 1 0 4 0

S ã o C a e t a n o d o S u l  – SÃO PAULO

T e l . 4 2 3 2 – 5 6 3 0

Email: abct.contato@gmail.com

S i t e : http://www.maitreia.org

https://bongarudabr.wordpress.com

http://abct.wordpress.com

http://retirobardo.blogspot.com

http://sherabling.wordpress.com

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: